América em festa


La Junta, Região de Aisén, Carretera Austral, Chile (2008).

Guasso. O “Guasso” é o típico vaqueiro do Chile. Ao invés de usar as bombachas (calças pregueadas com pernas largas), como o fazem os gaúchos encontrados no Uruguai, Argentina e sul do Brasil, preferem as calças comuns, mas protegidas por perneiras de pele de ovelha. Esporas imensas são adereços essenciais do típico traje “Guasso”. Historicamente, os “Guassos” são mestiços de indígenas e colonizadores que se dedicam ao trabalho no campo. O simpático senhor que se deixou fotografar é um entusiasta defensor das tradições de seu país.
















Aldeia Indígena Ekeruá, Avaí, Estado de São Paulo, Brasil (2008). 

“Kohixoti Kipâe” (Dança do Bate-pau). Homens da etnia Terena executam a dança do Bate-pau. Eles batem bastões de bambus no momento que os dois grupos se encontram no centro do terreiro. O som de uma flauta e um tambor marcam o ritmo da dança. 









Santo Antônio da Alegria, Estado de São Paulo, Brasil (2008). 

Congada Família Paiva. Os Ternos, como são chamados os conjuntos de congada, usam trajes em cores vivas e chapéus com muitas fitas multicoloridas. Os músicos tocam vários instrumentos, como violão, acordeom e outros instrumentos de percussão, como pandeiro, caixa e tambores. Embora, ao estrangeiro, possa se assemelhar a blocos de carnaval, na realidade são muito diferentes e a uma diferença básica é o cunho religioso. A Congada da Família Paiva, sediada na cidade de Santo Antônio da Alegria, divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, possui quase 100 integrantes. Sua apresentação é um show de dança e ritmo, sendo que o que mais impressiona são instrumentistas dançando com grandes tambores. Antes que um patrimônio de sua cidade, a Família Paiva é um patrimônio cultural de seu país. 



Santo Antônio da Alegria, Estado de São Paulo, Brasil (2008).

Congadas. As congadas são grupos folclóricos religiosos que tiveram origem nas comunidades negras, durante o ciclo do ouro no Brasil (Século XVIII). Durante as festas, se erguem bandeiras em homenagem aos Santos, se elegem reis e rainhas negros representantes dessas comunidades, se reza e se dança. Durante seus festejos, esses grupos agradecem as graças alcançadas e pagam promessas aos Santos. Fazem isso ao entrarem nas igrejas católicas para rezar e cantar. Estar dentro de uma pequena e humilde igreja quando um terno inteiro de congada resolve pagar uma promessa é uma experiência de arrepiar o corpo inteiro. O som que emana dos tambores faz o chão tremer e as paredes vibrarem. Mais do que um simples evento religioso de reverência a Deus e aos Santos, a sensação que nos dá é de desafio; desafio oriundo do choque da cultura negra com a cultura branca européia. Parece que deixam um claro recado: “ou nos aceitam com os nossos costumes ou colocamos tudo abaixo”.
 

Santo Antônio da Alegria, Estado de São Paulo, Brasil (2008).

Moçambique. Moças esperam o momento de realizar sua apresentação durante festival de grupos folclóricos.










São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil (2008).

Congada. Senhoras carregam o estandarte do grupo folclórico do qual participam.









Cuzco, Província de Cuzco, Peru (2007).


“Dançarino colorado”. Típico traje multicolorido usado por grupos folclóricos do Peru.















Yunguyo, Margens do Lago Titicaca, Peru (2009).

Cabo del Año. Após completar um ano de morte de um parente querido, família promove uma festa para anunciar o fim do luto. As mulheres usam roupas típicas muito elegantes.







Yunguyo, Margens do Lago Titicaca, Peru (2009).

Cabo del Año. Os homens, também muito elegantes, usam terno e chapéu. Além de comerem, beberem e dançarem ao som de músicas locais, os visitantes oferecem caixas de cerveja à família do falecido. Com isso, parecem querer dizer: “Levante a cabeça, pois a vida continua”.












Puno, Lago Titicaca, Peru (2009).

Grupo de Waca Waca. Meninas em trajes típicos esperam o momento da apresentação de dança típica.









Puno, às margens do Lago Titicaca, Peru (2009).

Festa da Candelária. Os povos andinos possuem uma profusão de grupos folclóricos, como as morenadas, diabladas e muitos outros. A cidade de Puno, às margens do Lago Titicaca no Peru, é uma das mais vibrantes em termos de manifestações populares e culturais, fazendo jus ao título de capital folclórica do Peru.




San Sebastian, Departamento de Cuzco, Peru (2009).

Festa de San Sebastian. Em procissão, homens em trajes típicos transportam o Santo até o altar da Igreja de San Sebastian para a devoção dos fiéis.













San Sebastian, Departamento de Cuzco, Peru (2009).

Festa de San Sebastian. Multidão se aglomera em frente à Igreja de San Sebastian, onde diversos grupos folclóricos se alternam em apresentações típicas andinas. A festa em homenagem ao santo dura todo o dia.  





San Sebastian, Departamento de Cuzco, Peru (2009).

“Danza de Tinta”. Grupos folclóricos com trajes multicoloridos dançam e cantam ao som de um conjunto formado por instrumentos tipicamente andinos. Os homens entoam um canto forte e as mulheres respondem com voz aguda.







San Sebastian, Departamento de Cuzco, Peru (2009).

Danza de Tinta. Dançarinos em trajes multicoloridos rodopiam ao som de música andina.