Agradecimentos

     Colocando um pouco de ordem na casa, é preciso diferenciar o conceito de “Expedição” em contraposição ao conceito de “Aventura”. Muitas pessoas, não acostumadas a viagens como estas, costumam confundi-los. Temos como lema de que “a aventura começa quando termina o preparo”, ou seja, a aventura acontece somente quando as coisas fogem ao controle. Desta forma, ninguém, em sã consciência, sai em viagens longas, como as aqui descritas, sem um pouco de preparação prévia. Leituras, buscas pela internet e conversas com pessoas que já passaram por estes lugares são muito importantes antes de se realizar uma expedição.

     Portanto, para concretizá-las é preciso da ajuda de terceiros antes e durante sua realização. Gratidão não é apenas um ato de justiça e honestidade para com aqueles que nos ajudaram. Antes de tudo, é um ato de reconhecimento de que, sem a ajuda desses amigos, nossos sonhos não se tornariam realidade.

     Gostaríamos de iniciar nossos mais sinceros agradecimentos ao Luiz Fraga e toda sua equipe do “The Specialist”, especialmente a Marisa, a Denise e ao João, que têm cuidado com tanta dedicação do nosso carro. Somos gratos por nos atenderem com especial carinho em todas as ligações telefônicas intermináveis, por mais incovenientes que fossem os horários, para sanar dúvidas sobre possíveis problemas mecânicos. Graças à dedicação de vocês, nossos problemas mecânicos foram mínimos e, por isso, nosso carro nunca nos “deixou na mão”.

      Agradecemos a todos os amigos do Clube Land Rover, pelas valiosas informações sobre como proceder em viagens longas e realizadas sob condições adversas. Agradecemos também as dicas sobre os lugares interessantes a visitar. O apoio virtual constante de amigos como Sérgio Bueno e Sérgio Oliveira torna qualquer viagem mais tranquila.

     Agradecemos a todos os integrantes do Jeep Club “Tatu Traçado” de Pirassununga, especialmente ao seu presidente, o amigo Celso Santos. Agradecemos por serem, não apenas dedicados professores de direção “off road”, mas, principalmente, por serem companheiros e amigos sinceros.

     Somos gratos ao casal Júnior e ????, de Bento Gonçalves-SC, que nos acompanhou na expedição “As cores dos Andes” pelo Trem da Morte; aos amigos Vera e Célio Marinho, de Maceió-AL, que nos acompanharam na expedição “A Última Era do Gelo nas Trilhas de Charles Darwin” e também aos companheiros Setisuku e Eduardo Hanazaki, de Cosmorama-SP, que nos acompanharam na expedição “Senderos de Humboldt”. Com eles nossas viagens se tornaram, além de mais seguras, principalmente mais divertidas.  

     A Juliana, da Bracante Seguros, antes nossa corretora de seguros, agora nossa verdadeira amiga, agradecemos por cuidar de seguros internacionais do carro e das famosas “cartas verdes”. E ao casal de amigos Robert e Grace, viajantes profissionais, que nos despertaram, através do exemplo, a vontade de publicar o site. 

     Ao José Meyer e Mazilda Mazza, pelas orações constantes e por nos manterem informados sobre as notícias do mundo. Também ao amigo e irmão Cássio Meyer, por cuidar de nossos vencimentos bancários. Agradecemos à nossa secretária Fátima e aos amigos Eugênio, Aureliano, Eduardo, Sr. Eneas e Edson, por cuidarem, durante nossa ausência, de nossa casa e de nossos animais de estimação.  E a toda nossa família e amigos do trabalho (USP e IBGE). A curiosidade desses parentes e colegas a respeito das viagens nos estimulou a publicá-lo.

     De fato, este site foi feito para que possamos dividir com esses amigos os espetáculos da América do Sul.